Menu

28 junho 2014

Esteja Satisfeito com Voce Mesmo!

"Quando você está satisfeito por ser simplesmente você mesmo e não se compara ou compete,
todo o mundo te respeitará."
(Lao Tsé)

Crescemos em uma sociedade que é comum por exemplo, sermos comparados para "nos tocarmos", como um estimulo (mesmo que negativo) para avançarmos. Infelizmente muitos pais usam ainda deste artificio e não sabem, ou não percebe, o quanto ele é maléfico para saúde emocional dos seus filhos. Pois levam isso para vida... Por exemplo: em locais de trabalho ou estudo e entre tantos outros. Até mesmo em tudo - o que é pior.
Uma vez aprendido a se comparar, é sofrimento e angustia e até mesmo em situações bobas...
Tudo isso porque esse condicionamento impede que a pessoa enxergue nela qualidades que até mesmo ~o ser ideal~ que ela criou na cabeça não tem. Ou seja, ela não se dá chances!

Vou explicar melhor: se uma pessoa aprende (sendo pela criação com seus pais, professores e etc ou por ela mesmo ter naturalmente essa atitude) a se comparar, na cabeça dela,  ela é inferior e incapaz. 
No decorrer da vida, vai se esforçar o dobro para ter algo ou consegui superar (este que é  fruto da imaginação da pessoa), e sempre que consegue algo vai ter aquela sensaçãozinha de vazio ou insatisfação.
Ou seja, uma vida de sacrifícios e insatisfações sem necessidade...
Acredito que deste tipo de atitude nasça a inveja, por exemplo. (sim, auto-comparação é a mãe da inveja e perfeccionismo) Que é fruto de uma insegurança, crença negativa e baixa autoestima, pois arrasa 'o eu' da pessoa.

É preciso aprender, a entender e enxergar que somos todos diferentes e perfeitos no jeito que somos. Aceitar-se mais e amar-se. Algumas pessoas por mais incríveis que pareçam, não são melhores que você e nem pior, visto que você tem qualidades que outras pessoas não teriam. Pensamentos, ideais, pontos de vistas e sonhos diferentes. Não dá para viver a vida querendo seguir um modelo por termos "enfiado na cabeça" que é o correto... Nem sempre é o correto da nossa alma
Um exemplo: Não dá para se forçar a viver preso atrás de um computador numa empresa lotada de papeis em sua mesa se voce gosta mesmo é de viajar e se aventurar. Escolha por exemplo trabalhar com turismo (rs) Pode ser uma saída...
Ou se forçar a fazer faculdade, porque tá todo mundo fazendo, sendo que você quer algo mais rápido que pode ter um mesmo efeito de uma faculdade, exemplo: um tecnólogo. 

Enfim, o que quero passar é que você não pode se permitir molda-se, diminui-se por não ter tal coisa, atitude. Sendo que cada ser humano é um universo e você não interagiu com o seu o bastante para saber que sabe e pode fazer!
Fiz esse post, apos uma reflexão e perceber o quanto as pessoas hoje em dia querem ser igual a todo mundo e ter coisas.... Ou só acham que podem ter valor se alcançar certo status. Veja bem, não sou contra você ter metas e procurar alcança-las, pelo contrário acho muito saudável... Mas pense bem, antes de alcançar certo status ou alguma coisa você já é alguém. Como pode ser feliz com algo que almeja alcançar se não consegue/sabe ser feliz com que já tem e com o que é? 

talvez seja esse o verdadeiro segredo do sucesso: a autovalorização e satisfação com você mesmo. Já ser, e não procurar ter para ser! Analisem bem e vejam quantas pessoas já eram felizes e o que veio só veio para somar e contribuir para mais... Cuide com o que você cultiva dentro de si! Mas isso será assunto para um próximo post! ;) Veja que dentro de ti há uma alma, você não é uma máquina de fazer!

É isso, bom domingo e pensem nisso com carinho!
Chega de se diminuir e por tão pouco... Aprenda a cuidar mais de si.
Lembrem-se vocês valem muito mais a pena no final de tudo isso!
Ser chique é ser você mesma, atentar para a sua verdade ;)
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário